O que é Contemplação
Conteúdo
O melhor momento! É quando o participante recebe a carta de crédito, seja porque foi sorteado ou teve seu lance vencedor.
O recebimento da carta é automático?
Não.
São necessárias algumas providências. As administradoras não fazem análise de cadastro quando o participante entre no grupo, mas vai fazer quando for contemplado.
Além do cadastro, é exigida a comprovação de renda. Nos grupos de imóveis e veículos, deve ser de pelo menos três vezes o valor da parcela.
Quando se trata dos grupos de serviços, a exigência aumenta para cinco vezes o valor da prestação. Esta mesma exigência é feita na aquisição de motos. Mesmo que o participante esteja em um grupo de carros, se escolher uma moto, a administradora vai solicitar a apresentação de renda cinco vezes superior à parcela.
A Prioridade
Na formação do grupo é definido quantas cotas serão contempladas dessa forma. O sorteio é feito durante as assembleias mensais, na presença de todos. Também pode ser por outros meios, como pelo resultado da Loteria Federal.
Vale lembrar que apenas os participantes em dia com as parcelas podem concorrer nos sorteios.
Como a contemplação é feita na loteria federal
Vamos imaginar que o número sorteado na loteria foi 27439. A cota vencedora é a que tiver os três últimos números: 439
E se o possuidor desta cota não puder concorrer?
Neste caso, descarta-se o último número e considera-se os três últimos que sobraram. Retirando o 9, fica 2743. Os três últimos números é o da cota vencedora, que é 743.
E se não existir este número de cota? Os grupos de veículos costumam ser formados com no máximo 500 participantes.
O critério a ser usado então é diminuir deste número a quantidade de participantes.
743 – 500 = 243. Este é o número da cota vencedora.
E se esta cota também não puder participar do sorteio?
Neste caso retira-se outro número do final. Seguindo o exemplo, fica 274. Se não puder ser este número, retira mais um número. Fica 27.
Também não deu? Corta outro número. Vai sobrar o 2.
Caso este número também não possa concorrer, pega-se o segundo número do resultado da loteria e começa todo o processo de novo. E assim até chegar em uma cota que esteja habilitada a participar.
Como ter a contemplação mais rápido
Uma forma de antecipar o recebimento da carta de crédito é a utilização de lances. Veja a seguir quais os tipos você pode usar.
Quais os Tipos de Lance?
Lance Fixo
Definido no contrato de adesão. Se mais de um participante oferece, é feito um sorteio entre eles.
Lance Livre
Pode ser de qualquer valor. Quem oferecer o maior é o contemplado. Algumas administradoras oferecem também uma uma opção de lance livre mas com um valor mínimo estabelecido.
Estes dois primeiros são feitos como recursos próprios dos participantes. Existe um outro tipo que utiliza uma parte do próprio crédito, que é chamado de Lance Embutido.
Lance Limitado
Alguns grupos limitam o valor que pode ser oferecido. Nestes casos não é possível oferecer qualquer valor. Então deixa de ser Lance Livre e passam a ser lance limitado a um determinado número de parcelas ou percentual do crédito. Vale frisar que esta regra, assim como qualquer outra, deve constar na criação do grupo.
Lance Embutido
É um percentual da carta de crédito que pode ser utilizado como lance. Varia de 25 a 30% do crédito, dependendo da administradora. Se o lance for contemplado, este valor é abatido do saldo devedor, reduzindo o valor da parcela ou o prazo restante.
Os interessados que puderem acrescentar recursos próprios a este tipo de lance aumentam bastante as chances de contemplação.
Além dos tipos acima, existe uma outro modalidade.
O Lance Retido
A HS Consórcios, uma das administradoras que representamos, oferece esta opção. Em um outro artigo falaremos com detalhes sobre este tipo de lance, que é uma ótima oportunidade para quem tem um carro e pretende trocar por um mais novo.
Lance com FGTS
E por último, tem o lance usando o FGTS, que também pode ser combinado com recursos próprios elance embutido. Mas só pode ser utilizado na aquisição de imóvel para residência própria, além de ser preciso seguir as normas estabelecidas pelo Sistema Financeiro da Habitação.
Diminuindo o Saldo Devedor
Dinheiro na mão
Quando o participante oferece um lance vencedor, este valor é utilizado para quitar parcelas contadas de trás para frente ou para redução do valor mensal. E claro, o saldo devedor é reduzido na mesma proporção do lance.
Mas não apenas de lance é feita a amortização. Cada parcela paga mensalmente contribui para a diminuição deste saldo, até o pagamento da última, quando ocorre a liquidação total.
É o crédito que é colocado à disposição do participante após a contemplação. Este é o valor usado para a compra do bem.
Equivale a dinheiro na mão. O consorciado deve aproveitar esta vantagem para fazer uma negociação em condições favoráveis, quer seja comprando um carro novo na loja, um usado de um particular, ou mesmo um imóvel.
Assine Nossa Newsletter!
Receba dicas exclusivas, novidades do mercado de consórcio, ofertas especiais e guias completos diretamente no seu e-mail. Preencha o formulário e fique por dentro das melhores oportunidades para alavancar seu patrimônio!
O encontro mensal
Existem dois tipos de assembleias. A ordinária e a extraordinária.
As assembleias ordinárias são as que ocorrem mensalmente, onde são realizados os sorteios e a apuração do lance ou lances vencedores. A primeira assembleia realizada é chamada de Assembleia Inicial.
A administradora, no ato da adesão, fornece para o consorciado um calendário contendo todas as datas em que serão realizadas.
Quanto às Assembleias Extraordinárias, são convocadas em qualquer tempo, quando houver algum tema relevante e que não esteja previsto nas Assembleias Ordinárias. Quando solicitadas pelos consorciados é necessário que pelos 30% deles façam o pedido.
Pode ser para aumentar o prazo do grupo, ou substituir o bem de referência, ou outro qualquer, desde que de importância para o grupo e não previstos nas Assembleias Ordinárias.
A hora de comprar
É quando o contemplado utiliza a carta de crédito para adquirir o bem escolhido. Após a contemplação, a carta de crédito não é liberada na hora. Em primeiro lugar, a administradora faz uma análise de cadastro e solicita comprovação de renda. Após a conclusão deste processo e tudo estando certo, é hora de fazer a compra.
O consorciado não recebe o valor em dinheiro, pois o pagamento é feito diretamente ao vendedor do bem ou prestador do serviço.
Posso comprar o que quiser se for do mesmo tipo de meu grupo?
A resposta é sim, porém existem algumas condições que devem ser observadas. O limite de idade do veículo é uma delas, que deve estar de acordo com o regulamento da Administradora.
Estando de acordo com o previsto e não havendo nenhuma restrição, a escolha é livre.
Consórcio é Flexível
Jogo de cintura: uma das maiores vantagens. Tanto na escolha do bem, quanto no tempo para utilizar a carta.
Quando você entra para um grupo, a sua intenção é uma. Com o passar do tempo, as prioridades podem mudar. Aquele bem que desejava comprar não atende mais as suas necessidades.
O consórcio permite a escolha do bem seja feita no momento de usar a carta, desde que do mesmo tipo e que não tenha nenhuma restrição prevista.
Pode ocorrer também que você seja sorteado e não deseja comprar nada naquele momento. Sem problemas. Seu crédito vai ficar aplicado em fundos rentáveis até o dia que resolver utilizar.
As cotas não contempladas e também as contempladas podem ser transferidas para outra pessoal. No caso destas últimas, o lucro é certo. Você vende por um valor bem maior do que gastou.
O único cuidado a ser tomado é fazer o negócio com o conhecimento da administradora, para a segurança dos envolvidos.
Se você achou este conteúdo útil, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrirem estas informações valiosas! 🌟👥