Saiba Como Entrar no Consórcio
Conteúdo
A única forma de entrar em um consórcio é através da adesão a um grupo, que pode já estar em andamento ou ainda em formação. Mais adiante este artigo você vai conhecer as diferenças e quando é melhor optar por cada uma destas modalidades.
Porque é Preciso Formar os Grupos
As Administradoras possuem milhares de participantes, com várias tipos de bens, valores de crédito e quantidade de parcelas. Além disso existe a variação da data inicial.
A forma encontrada foi dividir os participantes em grupos com as mesmas características. Em outras palavras, o grupo é cada conjunto de pessoas reunidas com objetivos semelhantes.
Como exemplo podemos citar um grupo para aquisição de veículos com preço de R$ 50.000,00 em 82 meses.
Além disso, possuem autonomia financeira. Isto é, os valores arrecadados só podem ser usados no grupo, não sendo permitido repassar ou receber recursos de outros grupos.
Algumas administradoras criam grupos mistos, incluindo vários modelos de bens, mas sempre da mesma espécie ou tipo. Não pode, por exemplo, ter imóveis e veículos juntos, pois o Banco Central não permite esta prática.
Número de Participantes e Prazo
Vale a pena ressaltar que os grupos são formados com um número determinado de participantes, que é definido na sua criação. São definidos também a quantidade de cotas contempladas por sorteio, os tipos de lance admitidos e o percentual ou quantidade de parcelas dos lances fixos, caso sejam previstos. A prioridade sempre é a contemplação por sorteio, sendo o número de lances limitados ao saldo de caixa de cada assembleia
A existência do grupo vai até a contemplação do último participante e a liquidação de todas as pendências. Após a distribuição do Fundo de Reserva, caso tenha saldo disponível, o grupo é definitivamente extinto.
O que é uma Cota de Consórcio
Pode ser definida como a identificação de cada participante no grupo, representada por um número. Porém, nada impede que cada participante tenha mais de uma cota. Neste caso terá tantos números de identificação quantos forem as cotas que tiver.
É através deste “número de identidade” que é feito os sorteios e a apuração dos lances.
Em um grupo existem as cotas contempladas e as não contempladas. As primeiras não participam mais dos sorteios e não pode oferecer lances, pois cada uma tem direito a apenas uma carta de crédito. Mesmo após a contemplação e recebimento do crédito as parcelas continuam sendo pagas até o fim do prazo e quitação de todo o saldo devedor.
As não contempladas concorrem todos os meses e estão habilitadas a oferecer lances. Porém, é necessário que o pagamento esteja em dia até a véspera da assembleia.
O Início
A definição mais simples de adesão: a entrada do participante em um grupo de consórcio.
Há duas formas de fazer isso. A primeira é entrar em um grupo que está em formação. A segunda forma é escolher um grupo já em andamento.
Qual a melhor opção?
A resposta é: depende dos seus objetivos e de sua capacidade de pagamento.
Como regra, os grupos em formação são aqueles que ainda vão realizar a primeira assembleia. Algumas administradoras consideram em formação os grupos que estão nas primeiras assembleias e com muitas cotas ainda vagas.
Grupos em formação
A vantagem principal de aderir a um grupo em formação é o prazo maior e parcela menor. Fica mais fácil adaptar a parcela ao seu orçamento e comprovar a renda na contemplação.
É muito comum as administradoras oferecerem uma série de incentivos para adesão nestes grupos. Pode ser uma taxa de administração menor, prêmios ou mesmo viagens de turismo.
A desvantagem é para aqueles que estão com pressa em comprar o bem. Como o número de participantes não contemplados é grande, a possibilidade de ser sorteado é menor e o percentual dos lances oferecidos também costuma ser maiores.
Grupos em andamento
Por outro lado, os grupos em andamento já tiveram muitas assembleias e o número de participantes que ainda não foram contemplados é bem menor.
Em consequência, as chances no sorteio são maiores e os percentuais de lance oferecidos costumam ser mais baixos.
A desvantagem é o valor da parcela ser maior, pois é calculada considerando o prazo restante do grupo.
Outra forma de adesão é através de transferência de cotas. Isto é, adquirir de um participante e não da administradora, que pode ou não já estar contemplada.
No caso das cotas contempladas, é comum o vendedor pedir um valor acima do que já pagou, pois está te oferecendo a oportunidade do crédito imediato. Quando se trata de cotas não contempladas, fica mais fácil negociar condições melhores com o vendedor.
Porém, é preciso muito cuidado. Em primeiro lugar você deve consultar a administradora para saber quais as regras de transferência, o custo cobrado e como está a situação daquela cota e se pertence mesmo ao vendedor.
Este artigo te ajudou a entender como entrar em um grupo de consórcio e qual a melhor opção para seus objetivos?
Inscreva-se para receber nossos conteúdos atualizados.