As Administradoras de Consórcio
São empresas responsáveis por toda a gestão do consórcio.
Qualquer empresa pode ser uma Administradora de Consórcios?
Não!
É preciso ter um registro específico para esta finalidade feito no Banco Central, que é o órgão responsável pela regulamentação e fiscalização das administradoras de consórcio.
Além disso, devem ser associadas da ABAC (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), que é a entidade de classe, sem fins econômicos, que representa o Sistema de Consórcio no Brasil.
Conteúdo
O que Fazem?
As funções das administradoras são muitas, e não começam com a formação dos grupos.
Muito antes da formação do grupo, realizam estudos detalhados da viabilidade para sua criação, pois um planejamento bem feito é o passo inicial e fundamental para uma boa saúde financeira.
Caso os estudos demonstrem que é viável, o grupo é formado e a partir daí tem início a venda das cotas. Não é necessário que todas as cotas sejam vendidas para a realização da primeira assembleia. Existe um número mínimo que torna viável o seu começo, que é ter fundos suficiente para pelo menos uma contemplação mensal por sorteio.
Outra responsabilidade é administrar todos os recursos arrecadados, cuidando para que haja o melhor ganho financeiro enquanto os mesmos não sejam repassados aos contemplados em forma de cartas de crédito.
A responsabilidade ultrapassa o encerramento do grupo, que somente ocorre após a contemplação de todos os participantes.
Mesmo após o último participante receber seu crédito, precisam cuidar de todas as pendências que houver, como ações para recuperar os créditos daqueles participantes que foram contemplados e deixaram de pagar as parcelas.
Também fazem a apuração do Fundo de Reserva e sua distribuição entre todos os consorciados, caso não tenha sido utilizado. Os eventuais saldos de caixa Fundo Comum também são distribuídos entre os participantes na ocasião do encerramento do grupo
As administradoras são Fundamentais
É impossível a criação e o funcionamento dos grupos de consórcio sem a participação das administradoras.
A opção por oferecer todas as categorias fica a critério de cada uma, porém, a maioria delas oferece opções de grupos dos três categorias: imóveis, veículos e serviços, mas existem aquelas que se especializam em um determinado tipo.
Cada uma possui suas particularidades, por isso é importante pesquisar bem o que cada uma oferece para ter a certeza de fazer um bom negócio. Se o que é oferecido está alinhado com seus objetivos.
A remuneração que recebem vem da Taxa de Administração cobrada nas parcelas, que também é utilizada para cobrir todas as despesas geradas no processo de administração do grupo.
Em suma, sem estas empresas não existiria o consórcio. Apesar de ser uma modalidade de autofinanciamento, onde todos contribuem para um fim comum, os participantes não teriam condições de fazer a gestão por conta própria.
Se você achou este conteúdo útil, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrirem estas informações valiosas! 🌟👥