5 Cuidados Antes de Comprar seu Imóvel
Conteúdo
Está pensando em comprar um imóvel? Vamos te mostrar alguns cuidados básicos antes de começar qualquer negociação.
Seguindo essas dicas, você pode evitar muita dor de cabeça.
1. A Documentação é Muito Importante
- A escritura pública em nome dos vendedores, registrada em cartório;
- A certidão de matrícula do imóvel;
- A certidão de ônus reais;
- A certidão de ações reais e reipersecutórias
Se o imóvel estiver gravado com alienação fiduciária, por exemplo, você precisa saber. Antes da quitação do financiamento, a casa ou apartamento é do banco! A pessoa que financiou o imóvel até pode ceder os direitos para você, mas é preciso que a instituição credora concorde expressamente.
Não faça um simples contrato de compra e venda achando que é suficiente. São os chamados contratos de gaveta. Você pode acabar sofrendo um prejuízo enorme e pode ter que discutir isso na justiça!
Com toda essa documentação, você também se assegura de que o imóvel não está penhorado em algum processo e de que não existe uma ação judicial discutindo os direitos sobre o bem. Por exemplo, por usucapião ou por um contrato de compra e venda que tenha sido feito informalmente com outro comprador.
Certifique-se também de que não existe pendência de débitos condominiais, de IPTU ou com as concessionárias de serviço público de água e energia, até a data da transmissão da propriedade.
Esses são só os documentos do imóvel. Analise também a documentação do vendedor. Tenha em mente que esse pode ser o maior investimento que você vai fazer na vida, principalmente considerando o preço e o tempo até quitar as parcelas. Nunca é demais tomar cuidados para ter certeza de que não está fazendo um mau negócio.
2. Pesquise Sobre a Construtora ou Incorporadora
Por outro lado, se você vai comprar um imóvel na planta, você tem que ter certeza de que a construtora é sólida e tem boa reputação no mercado. Procure saber quais empreendimentos ela já construiu.
Já viu vídeos de piscinas desabando na garagem do condomínio? Ou de prédios que cederam com a pressão do solo? Erros de fundação e de projeto infelizmente acontecem.
Claro que esses são casos extremos. Mas podem acontecer falhas de construções menores que mesmo assim vão tirar o seu sossego.
Por isso você precisa verificar a credibilidade da empresa que fez a obra.
E as vezes quem está te vendendo o imóvel não é a mesma que construiu. Se você estiver negociando com uma incorporadora que terceirizou o serviço, faça uma consulta sobre o seu histórico. Incorporadoras sérias geralmente buscam construtoras igualmente comprometidas com a qualidade.
Se está em dúvida, não tenha pressa em fechar. Melhor esperar mais um pouco e ter segurança na sua escolha.
3. Pense na Localização
Se você estiver pensando em comprar sua casa própria, é preciso pensar no seu conforto e segurança na hora de escolher o bairro. E mesmo se a sua intenção é comprar um espaço comercial, a rentabilidade do negócio depende muito da região em que está localizado.
Para comprar um imóvel para morar, o ideal é checar se o lugar é longe do seu trabalho. Além de reduzir o estresse diário no trânsito, você poupa muito tempo com essa simples dica.
Só isso já dar um up na sua qualidade de vida.
Aqui vale novamente lembrar para não se precipitar na sua decisão. Visite o imóvel com calma. Confira se ele é bem ventilado e se ele recebe muita luz do sol à tarde. Você pode economizar muita energia com ventilador e ar condicionado tomando esse cuidado antes de comprar.
Dê uma volta pela rua. Veja se é movimentada, se tem barulho de comércio, restaurantes, bares ou casas de show.
Uma padaria, farmácia e supermercado por perto também é importante.
Mas se o seu objetivo é alugar uma sala, verifique se o imóvel está situado em um local em que é viável a instalação de um negócio, tanto do ponto de vista legal quanto econômico.
Existem outros pontos comerciais? Existe estacionamento ou vagas disponíveis nas proximidades? O local é de fácil acesso por meio de transporte público? É permitido instalar empresas neste local? Tudo isso pode garantir um retorno melhor para o seu bolso.
4. Faça uma Vistoria do Imóvel
Isso é sempre importante, mas é indispensável principalmente se você não está comprando um imóvel novo.
Você pode até mesmo contratar um profissional para se certificar que não deixou escapar nenhum detalhe.
Uma rachadura na parede pode ser um grande problema.
As trincas podem significar apenas a dilatação do material da obra. Mas se as fissuras forem grandes, isso pode indicar falhas na construção, como uma fundação mal feita ou um dimensionamento inadequado da carga que as colunas devem suportar.
De qualquer forma, você vai precisar de dinheiro para reformar o imóvel.
Olhe também o estado geral dos pisos, das portas e janelas. Não se esqueça de conferir as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.
Veja se não há infiltrações.
Se você se cercar desses cuidados, com
certeza vai reduzir os riscos na compra do seu imóvel. Uma vistoria bem feita pode te salvar de uma furada!
5. Faça um Planejamento Financeiro
Seja qual a forma que você vai comprar o imóvel, é aconselhável fazer um planejamento financeiro antes. Estabeleça as suas prioridades, o quanto você consegue pagar e se programe para evitar gastos supérfluos.
Coloque tudo na ponta do lápis para visualizar melhor. Você tem uma renda fixa? Quanto você ganha, em média? Quais são os seus gastos mensais, aqueles que você não pode deixar de pagar?
Defina suas metas. Não deixe para guardar somente o que sobra no mês. Assim você pode acabar perdendo o foco e gastando com outras coisas. Tente manter um controle e estipular um mínimo que você deseja e pode poupar.
Pense em quais são suas necessidades e o que é mais viável para você. É um imóvel novo? Um imóvel usado?
Quais são seus objetivos? Se você trabalha e viaja muito, e não tem planos de ter filhos, considere comprar um apartamento menor, de um quarto.
Pesquise todas são as opções no mercado para comprar sua casa e estude qual é aquela que te oferece as melhores condições e atende às suas necessidades. É juntar dinheiro e comprar à vista? Ou é um financiamento ou um consórcio?
Se você se planejar e focar no seu objetivo, você minimiza os riscos de não ter dinheiro ou acumular as parcelas do imóvel.
Fica um alerta! Não junte dinheiro pensando apenas no custo do imóvel. Você precisa de uma reserva para cobrir os gastos que vão surgir com a aquisição.
Por exemplo, com o imposto de transmissão ou com o registro da escritura pública em Cartório.
Comprar uma casa, um apartamento ou uma sala comercial não é fácil. É sempre um processo demorado, que envolve algumas burocracias.
E pode ser que você compre um para ter para o resto da sua vida.
Por isso é muito importante tomar todos os cuidados na hora de escolher o vendedor e principalmente o imóvel.
Com essas dicas, você já pode começar a se preparar para conquistar o seu sonho e ter um espacinho só seu.
Gostou? Inscreva-se para receber mais conteúdos como esse e ficar por dentro de tudo que postamos.
Se você achou este conteúdo útil, compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outras pessoas a descobrirem estas informações valiosas! 🌟👥